Mas afinal, você sabe o que é web rádio?

Mas afinal, você sabe o que é web rádio?

Uma web rádio é uma rádio digital ou online como muitos a conhecem, que é transmitida em tempo real por streaming pela Internet. O bom das web rádios é que elas funcionam totalmente online de forma simples, utilizando um servidor que transmite programas ao vivo ou gravados.

 Essa é a estratégia de muitos rádios tradicionais para sobreviver aos avanços tecnológicos.

 Muitas emissoras famosas em AM ou FM acabaram lançando também na web, o que garante maior alcance de audiência em sua programação diária. Agora você sabe o que é web rádio e pode criar facilmente a sua própria com este artigo.

A Internet trouxe infinitas possibilidades para diversas áreas, principalmente em relação à comunicação. Nessa nova onda digital surgiu o recurso rádio web, que revolucionou a forma de realizar essa transmissão.

Hoje em dia, não importa onde você está. Uma pessoa no Japão, Brasil ou Nova Zelândia pode ter acesso aos mesmos shows ao vivo. Basta ter uma conexão com a internet.

Ondas eletromagnéticas x Streaming

A maior diferença entre as rádios web e as que funcionam em AM e FM é a forma de transmissão.

 Os rádios AM/FM se propagam através de ondas eletromagnéticas. Já as web rádios são transmitidas por streaming, uma tecnologia de transmissão de dados pela Internet.

Isso significa que para ouvir rádio via analógico, a localização é essencial. Quanto mais distante do sinal, pior será essa transmissão. E vai estar cheio de barulho. No modelo web, a distância não influencia em nada a qualidade. O que fará a diferença é a velocidade e a qualidade da conexão.

Web rádios são de baixo custo

É possível criar estações de rádio que funcionem exclusivamente online. E seu maior diferencial é o custo. Comparado aos rádios analógicos, o valor gasto pode ser dez vezes menor. Isso representa uma grande economia.

Isso porque o material necessário para montar uma web rádio é muito menor do que em outros casos. Você só precisará de uma conexão com a internet, um computador e um provedor de streaming.

 Além da sua voz. E assim por diante.

Não é necessária autorização do governo

De acordo com a legislação brasileira, os requisitos para se ter uma web rádio são muito mais flexíveis do que para estações analógicas. Você pode criar o seu próprio sem ter que se registrar em nenhuma agência oficial do governo.

Enquanto um rádio analógico precisa de autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para não ser considerado pirata, o rádio web continua legalizado sem taxas ou outras exigências.

Então, o que é preciso para criar uma web rádio?

Os materiais necessários para criar sua web rádio estão na lista a seguir:

Computador com pelo menos 2 Gb de memória e processador de pelo menos 1 GHz;

Software para enviar o sinal para o servidor, como OddCast, [gratuito];

Serviço de Streaming, que é o som da sua web rádio e garante que vários ouvintes estejam conectados ao mesmo tempo;

Conexão banda larga com possibilidade de mais de 300k para upload.

Com apenas esses elementos, agora é possível colocar sua web rádio no ar, de forma simples e profissional. E, mais fácil do que fazê-lo, será configurá-lo, pois basta entrar na página de seu site e ele começa a funcionar.

Caso tenha interesse, conheça nossos serviços para criar uma web rádio de sucesso fale com a Top mil Serviços .

Ao conquistar um público fiel, com certeza você terá sucesso nessa empreitada.

Gostou dessas dicas? Compartilhe e divulgue para que mais pessoas também saibam o que é uma web rádio.

Nossos Parceiros

Seja nosso parceiro! Divulgue sua marca.

O melhor site de Downloads.

Auto Peças Jiré Angelândia/MG.

Velton templates blogger.

Seja nosso parceiro! Divulgue sua marca.